We develop
global energy supply solutions.
Energy as a Service
Na Átomo Capital Partners desenvolvemos projetos de Energy as a Service que permitem aumentar a competitividade dos nossos clientes, ao resultarem em poupanças energéticas significativas por via da implementação de soluções integradas de eficiência energética e produção de energia renovável para autoconsumo.
Neste modelo de negócio, não há lugar a qualquer investimento por parte do cliente, sendo os custos iniciais com equipamentos e instalação inteiramente assumidos pela Átomo Capital Partners, que assegura igualmente a manutenção preventiva e corretiva dos sistemas ao longo de todo o período de vigência dos contratos.
Focados na otimização energética e financeira em todos os nossos projetos, na Átomo Capital Partners procuramos sempre desenvolver soluções à medida das necessidades de cada cliente, contribuindo para uma significativa diminuição do consumo de energia da rede e para uma consequente redução dos custos operacionais.
Como funciona o
autoconsumo?
Os projetos de autoconsumo consistem na instalação de uma unidade de produção para autoconsumo (UPAC). Através da instalação de uma central de produção de energia, obtida a partir de recursos renováveis, passa a ser produzida eletricidade que é consumida instantaneamente no local de consumo. Na Átomo Capital Partners, temos a experiência e o know-how necessários para desenvolver todo o tipo de projectos, apoiando na definição das melhores estratégias de implementação, não só de autoconsumo individual mas também de autoconsumo coletivo (ACC) e comunidades de energia renovável (CER).
Desta forma, ao potenciar o consumo de energia renovável, consegue-se obter uma significativa diminuição do consumo de energia elétrica da rede. Assim, uma vez instalada, a UPAC permite uma substancial redução nos custos operacionais, oferecendo, simultaneamente, uma estabilidade de longo prazo relativamente aos custos com energia.
Porquê investir
numa UPAC?
O autoconsumo é uma solução financeira e ecologicamente vantajosa.
Substituir uma parte considerável do consumo de energia elétrica, habitualmente comprada à rede, através da implementação de uma solução de autoconsumo, resulta não só numa redução imediata da fatura de energia, mas também numa menor exposição ao mercado e à volatilidade dos preços da energia.
Além disso, tirando partido da energia renovável, as soluções de autoconsumo permitem também uma diminuição da pegada carbónica.
Com um payback bastante reduzido, o retorno financeiro das soluções de autoconsumo é muito interessante, influenciando também o valor de mercado dos ativos imobiliários e a sua performance a nível de sustentabilidade.
Optimização da solução de autoconsumo
O horário em que os painéis solares produzem mais energia coincide com os períodos tarifários nos quais as empresas adquirem a energia elétrica mais cara à rede. Depois de analisar a curva de consumo atual de cada empresa, a Átomo Capital Partners procede à estimativa de
potencial de produção de energia através da solução de autoconsumo, com o objetivo de encontrar a solução mais rentável para os seus clientes e que permita a maior redução de custos operacionais.
Distribuição mensal ao longo do ano
Nos projetos de autoconsumo para empresas que fazemos, analisamos sempre a distribuição de consumo e de potencial de produção de energia ao longo do ano.
A energia produzida a partir da UPAC destina-se ao autoconsumo, sendo, no entanto, possível a venda do excedente instantâneo à rede elétrica de serviço público, proporcionando uma excelente rentabilidade para as entidades proprietárias deste tipo de instalações.
É precisamente no cruzamento da informação de consumo de energia, com a estimativa de produção que se refletem as poupanças resultantes da instalação da unidade de produção de autoconsumo.
Quanto mais aproximados forem estes resultados, mais benefícios se poderá retirar da instalação de uma solução de autoconsumo, e maior será a redução de custos operacionais no que à energia diz respeito.