A sustentabilidade tem sido um tema em discussão e de grande relevância junto das grandes empresas. Estando o meio ambiente no centro de todas as preocupações, pretende-se que as empresas invistam e integrem a sustentabilidade ambiental nos seus edifícios e nos serviços que realizam, visto que os mesmos contribuem com 39% da emissão global de CO2.
As alterações climáticas são uma das grandes consequências da falta de planeamento a nível ambiental das empresas. Ao promover uma “campanha” de Green Procurement de materiais, produtos e serviços, há que assentar nos critérios da sustentabilidade ESG (Environment, Social and Governance), dando prioridade ao critério Ambiental que tem por base a minimização da pegada de carbono através da energia, materiais de construção, mobiliário, produtos alimentares, entre outros.
Com a finalidade de discutir estas problemáticas, a Associação Portuguesa de Facility Management (APFM) apostou numa nova Jornada FM Sustentabilidade, das 16 já realizadas, debruçando-se sobre o tópico: “Performance dos Edifícios e Green Procurement: Experiências e Resultados”. Os Cinemas NOS no Centro Comercial Colombo abraçam esta conferência, na manhã da próxima quarta-feira, dia 28 de junho.
Presença da Átomo Capital Partners
Este evento irá contar com a participação e presença de diversos oradores, os quais divulgarão algumas informações sobre as certificações necessárias aos novos projetos imobiliários, tendo em vista a execução de uma melhor eficiência energética, economia de custos e ambientes internos mais saudáveis. Entre eles, estará Miguel Subtil, Managing Director da Átomo Capital Partners, o qual debruçar-se-á sobre o tema “As Certificações no contexto de Sustainable Finance”. Estará presente no primeiro painel de oradores da conferência, dedicado aos Padrões de Desempenho de Edifícios. O segundo painel irá destacar a importância da sustentabilidade, não no sentido da redução dos custos, mas em relação à melhoria e reputação das organizações.
A Átomo Capital Partners marca presença ao estar diretamente envolvida com o mercado imobiliário, uma vez que é urgente analisar e refletir o impacto que os edifícios têm a nível global. O setor imobiliário tem um impacto direto e indireto no ambiente, consumindo energia, água e matérias-primas.
A missão da Átomo é repensar a energia e a sustentabilidade, procurando responder e desenvolver soluções conforme as necessidades de cada cliente, contribuindo para a redução de energia e combatendo, desta forma, as alterações climáticas. Consequentemente, as certificações de sustentabilidade são pertinentes para a missão da Átomo, dado que contribuem para controlar o impacto dos edifícios sobre o ambiente, mas também para criar ambientes mais saudáveis para os seus ocupantes. Existem várias, sendo as mais conhecidas do mercado a BREEM, a LEED e a WELL.
A APFM ao apostar neste evento sobre a sustentabilidade, conclui que é fundamental tornar os edifícios e os serviços sustentáveis, com o objetivo de “melhorar a qualidade de vida das pessoas e a produtividade do negócio principal”.
Para saber mais sobre este evento faça o download da brochura do evento.
20 de junho 2023